[Resenha] A culpa é das Estrelas

"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar". (sinopse retirada do Skoob)




Com toda a certeza do mundo não sou a única a terminar um livro e ficar simplesmente sem palavras para descrever o que acabou de ler. E geralmente, isso acontece quando o livro é bom. E "A culpa das Estrelas" é bom. Incrivelmente bom.


E tive vontade de lê-lo quando vi fotos da minha amiga com ele, fiquei pensando: parece interessante. E depois procurei saber um pouco mais sobre o livro e tudo que conseguia imaginar era "realmente quero lê-lo". Na verdade, foi até engraçado: no dia que saí para comprá-lo, tinha meio que esgotado... O trabalhador precisou subir as escadas e procurar para encontrar um exemplar, sendo que ontem havia uma prateleira cheia dele - só não digo que é azar porque o cara encontrou lá em cima, guardado. 


Enfim, finalmente com o livro em mãos, comecei a folhear e não poderia ter sido mais satisfatório. Para ser bem honesta, no início achei que a história seria algo extremamente simples, basicamente o seguinte: romance entre adolescentes e uma tragédia inevitável. E realmente é basicamente isso. Porém, como todo livro possui surpresas, com "A culpa é das estrelas" não seria diferente, e ao longo das páginas, os pensamentos vão se intensificando, a narrativa fluindo naturalmente e as personagens conquistando você, tanto Augustus Waters quanto Hazel Grace e sinceramente, posso afirmar plenamente: foram um dos melhores protagonistas que já conheci. E sei lá, mesmo vendo tantas pessoas lendo "A Culpa é das Estrelas", não criei uma expectativa muito grande, principalmente pelo começo do livro... Então realmente acabei gostando muito.

Gus conquista realmente todo mundo com o carisma impecável dele e Hazel com a inteligência admirável dela. Além disso, Hazel possui um sonho um tanto quanto diferente e isso foi realmente legal, já que no começo pensei: hm... Meio estranho esse negócio. E depois, quando vi, estava lá torcendo por ela e me decepcionando ou comemorando junto dela. E desejando o mesmo que ela. Foi realmente incrível isso! 

E bom, como a Hazel possui câncer, a família não poderia ficar de fora. E tanto a dela, quanto a do Gus, são famílias incríveis e passaram exatamente o sentimento dos pais nessas situações. E além deles, outra personagem extremamente marcante: Isaac, ele rendeu uma boa comédia para o livro e assim como Gus e Hazel, nos mostrou que se encarar os problemas sem um mínimo de comédia/felicidade, só resta a lamentação e o sofrimento. E é claro, podiam fazer piadinhas e tudo o mais. No entanto, cada pessoa é uma e cada pessoa leva a vida do jeito que dá e em minha humilde opinião, eles escolheram o melhor jeito possível.

Mas, vale lembrar que às vezes não é uma questão de escolha: apenas acontece, como aconteceu com uma das personagens do livro. E caramba, é aquele negócio de você pensar "nunca serei assim" e depois de vários fatos e acontecimentos, e talvez até de necessidades maiores, você acaba ficando "assim". 

"Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" - Essa é a opinião deixada pelo Markus Zusak e realmente tudo isso acontece... A Culpa é das Estrelas é um banho de sentimentos e reflexões com uma pitada calorosa de comédia e verdades inevitáveis. E se eu quero mais? Sim... E não é mais sobre a Hazel ou sobre o Gus, a história deles finalizou de forma impecável.

Eu quero mais sobre a mãe da Hazel e do Gus.

Sobre o pai da Hazel e do Gus.

Sobre a Monica e suas monificagens.

Eu apenas quero o que a Hazel queria: descobrir um pouco mais sobre cada pessoa que fez parte deste livro. Afinal, sobre ela eu já sei o suficiente.

Provavelmente o final dessa resenha apenas quem leu o livro entenderá. E provavelmente, compartilhará da mesma sensação. 

Enfim, é isso.


Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos.

Aé, o autor colocou o site de uma fundação sem fins lucrativos que ajuda crianças com câncer no final do livro, deem uma conferida, o.k.?: This Star Won't Go Out

O.k.


Muito bom!!

Beijos e até a próxima! 
Obrigada para quem leu até o final e deixa eu só contar mais uma coisa: eu chorei, ri, assustei, sonhei... Enfim, realmente viajei lendo o livro. Espero que vocês possam viajar da mesma maneira. E é isso, basicamente... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de forma consciente :D