Como fazer: marcador de canto de página

Olá, tudo certo? Então, ontem eu estava conversando sobre marcadores de página com um amigo meu e ele acabou me falando sobre marcadores de canto de página e mostrou um que ele tinha feito. Eu simplesmente amei e perguntei se ele sabia de algum site com tutorial. Adivinhem a resposta? Sim! Sendo assim, visitei o site e... Fiz o meu primeiro marcador de canto de página (que eu amei, por mais que não tenha ficado perfeito!).

O site postou em inglês, mas com as imagens vocês são capazes de deduzir o que é para fazer. De qualquer maneira, pensei em postá-lo aqui e em português. Portanto, lá vamos nós! Mas, antes, o link para a postagem original: Making Your Own Bookmarks
OBS: usarei as mesmas imagens do site.
OBS 2: não traduzi exatamente como está no site, analisei algumas partes pelo contexto geral do que ela falou e escrevi ao meu entender (pode ser que algo esteja errado, mas ao olhar as imagens, o texto fará sentido - eu espero UHUHEUHUEHUE)

Você precisará de:
Tesoura
Cola
Papel
Caneta/Lápis
Extras (glitter, adesivo, recortes, fotos, revistas, jornais, hq etc)
Régua

1. Encontre um papel em branco

2. Desenhe três quadrados com o tamanho 2,5x2,5.
OBS: a régua utilizada por mim não tinha a parte mais espaçada da dela, só apresentava a parte superior, que não foi a que ela usou, como mostrada na foto (utilizou a parte inferior), fazendo com que 2,5x2,5 seja um quadrado pequeno. Então, usei 6,5x6,

3. Desenhe uma linha diagonal nos dois quadrados exteriores.

4. Pinte (rabisque) as partes apontando para fora.

5. Agora você deve cortar a forma desenhada, mas não ao longo de todas as linhas traçadas e sim a parte que você rabiscou e o contorno da grande forma (vendo a imagem dá para entender melhor). O molde está pronto!

6. Tente comprar papel utilizado em scrapbook (para marcadores fortes e com desenhos brilhantes) ou papel de construção e use a figura que você recortou como molde no papel comprado.
OBS: tanto eu, quanto o meu amigo, optamos por apenas desenhar num papel A4. Ou seja, você pode optar pelo que quiser, mas... O papel de construção e o scrapbook garantirã mais firmeza. Você também pode procurar por cartolina branca, assim fica um pouco mais resistente e ainda poderá utilizar do desenho feito à mão =)

7. Após traçar o molde no papel desejado, recorte-o.

8. Agora, vire-o de modo que o lado em branco ou o lado que você menos gosta é voltado para você. Dobre os lados do triângulo ao longo das linhas sobre o quadrado base. Você deve aplicar cola para o lado voltado para você da primeira aba dobrada, e depois ficar a próxima aba dobrada para ele.

9. Segure este lado para baixo até que a cola seque.

10. Agora você pode decorar da forma que quiser! Ex: Corte as bordas do quadrado base com uma tesoura de diversão, adicione etiquetas ou desenhe sobre eles com os marcadores.

11. Para projetos mais extensos, tente fazê-los com papel de notícia, história em quadrinhos ou revistas. Para fazer monstros, corte triângulos pequenos e cole-os no lado em que as bordas estão saindo (só dobre um dos triângulos grandes). Em seguida, após colar os triângulos pequenos no triângulo grande na base do quadrado, dobre o segundo triângulo e acabou. Depois é só cortar dois círculos de tamanhos diferentes de recados e fazer os olhos loucos.

Dicas
Não adicione miçangas, elas serão quebradas quando fechar o livro.
Não use supercola (não se atém ao papel)
Espere pelo menos um dia antes de usar, para garantir que a cola esteja seca.
Se você adicionar glitter, balance até ter certeza de que o excesso saiu completamente, assim você não estragará seu livro.
Bastões de cola não são fortes o suficiente, então o papel acabará partindo.

Avisos
Seja cuidadoso ao usar tesouras
Tenha certeza que a cola não é tóxica
Não use tinta, pode estragar o livro mesmo depois de seco.

Prontinho! Como eu disse antes, eu e o meu amigo fizemos e olha, eu achei super tranquilo! Claro, dependendo das suas habilidades artesanais e do que planeja fazer, pode demorar um pouco mais. De qualquer forma, achei o resultado satisfatório e muito bacana.

Vou mostrar aqui o do meu amigo Elieltom e o meu (acabei de fazer, huhuhu), respectivamente! Espero que gostem... :3

Happy - Fairy Tail (por Elieltom)
Chopper - One Piece
Os dois são personagens de anime e criaturas fofinhas que todos deveriam conhecer.

Para finalizar, quem for fazer o seu e quiser mandar o resultado para nós do Recordando Palavras vermos, fique à vontade. Caso eu receba muitas imagens, volto e faço um post dedicado só para elas e com os devidos créditos! Assim, novas inspirações surgirão, certo? O e-mail é maytc26@gmail.com e espero de verdade que alguém mande, hehe.

Até a próxima!


13 comentários:

  1. Saudações


    Eis aí uma dica realmente chamativa e simples.
    Gostei da mesma, seguramente...


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Faz pra mim? =X hahahahahaha mas achei tão fofinho, e é bem simples, se for pensar bem né?

    Achei muito cute fazer Happy e Chopper ♥ espero que a galera faça e mande suas fotos. Depois dou um jeito de tentar fazer aqui também e registro meu resultado.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Mayara, adorei! Depois vou tentar fazer também.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei, já tive até umas ideias aqui com meu vício em Divergente! hehe
    Como adoro marcadores, essa é uma daquelas dicas que não pode faltar na minha coleção *--*
    Adorei seu blog, é uma fofura só! haha
    Bejinhoos
    http://www.leituraesuasmanias.com/

    ResponderExcluir
  5. Que fofo, eu que adoro desenhar vou fazer mais de um :3 muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal *----* tô louco pra fazer um, se eu fizer eu mando foto *---*

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas, e os marcadores ficaram lindos
    Vou tentar fazer alguns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei!! Sempre vi tantos marcadores assim mas nunca tinha visto como fazia!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que legal, vou fazer vários *o*

    ResponderExcluir
  10. Cara, que legal! Assim que eu tiver tempo quero fazer. Será muito útil e poupará meus marcadores que tenho tanta dó de usar hahaha...

    Mayara, seu blog tá muito legal! Parece que eu não apareço aqui há uns cinco anos. Tudo diferente! To vendo que você tá se dedicando a ele, então eu desejo que isso te traga muita satisfação.
    Boa sorte e muitas leituras!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mayara!
    Faz tempo que vejo esse tipo de marcador na blogosfera e nunca vi como fazia, obrigado por postar! Vou tentar fazer aqui, vamos ver o que vai dar rs
    Beijos!

    Gustavo Valim
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente de forma consciente :D