[Resenha] O Iluminado


Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

(Fonte: Skoob)



Este é o segundo livro que leio escrito pelo famoso Stephen King. “O Iluminado” é antigo e até mesmo considerado um clássico do gênero de terror.

A história se passa no hotel Overlook, onde Jack Torrance ganha um emprego como zelador, tendo que cuidar do hotel durante todo o inverno. Ele leva sua família para lá, sua esposa Wendy e seu pequeno filho Danny.

Durante o inverno, a neve cai tão espessa de modo que não tem como sair do Overlook até o termino da estação. Portanto, toda a família Torrance se vê presa lá, cuidando do local.

“O Iluminado” se trata não só do pequeno Danny, que, como diz o título da história, é iluminado, capaz de sentir e ver coisas além da percepção normal de qualquer pessoa. Danny tem poder de enxergar além, e logo percebe que o hotel Overlook não é como os outros hotéis normais, pelo contrário, o Overlook tem um passado sombrio e é recheado de fantasmas que se sentem atraídos pelo menino, de modo que querem feri-lo a qualquer custo.

Neste meio também há o pai de Danny, Jack. Depois de muitos problemas no passado envolvendo a bebida, ele entrou em uma profunda abstinência, tentando se ver longe a qualquer custo do alcoolismo. Acho que uma das coisas que mais me chamou atenção durante toda a história foi a incrível descrição do sofrimento de Jack em relação a bebida. Acho que nunca vi tão bem descrito alguém viciado tentando ficar longe daquilo que tem mais vontade. Os leitores veem como o personagem sofre, como luta contra si mesmo e a enorme vontade de saciar sua sede e se perder novamente no alcoolismo.

E enquanto vemos Jack, o pai e agora zelador do Overlook, nesse dilema interior dele, temos também a sua esposa Wendy. Acho que posso dizer que ela é a personagem mais “normal” de toda a história, sempre se mostrando enormemente preocupada com o marido e a questão do alcoolismo, mas principalmente com o filho, tentando protege-lo de tudo que possa machucá-lo.

Eu diria que a história de “O Iluminado”, apesar de se tratar de um terror, é muito mais um terror psicológico. Durante mais da metade do livro, vemos como Jack vai piorando sua saúde mental, e como o próprio hotel Overlook tenta desequilibrá-lo e fazê-lo cometer atrocidades que jamais pensaria em fazer. E não só atormentando Jack, Overlook tenta amedrontar Wendy, e especialmente Danny, a quem se mostra muito vulnerável, vendo coisas horripilantes, tais como assassinatos que ocorreram há tempos no hotel.

Apesar de muito bem escrito, “O Iluminado”, pelo menos para mim, foi uma leitura muito arrastada. Eu lia de forma muito forçada, sem interesse. A verdade é que somente nas cinquenta páginas finais do livro é que ele foi finalmente capaz de me envolver, fazendo com que eu terminasse num segundo. Uma pena é que só quando finalmente consegui me prender na história, ela já estava em seu clímax e fim.

Honestamente, este não é o tipo de gênero que me atrai a leitura. Sempre achei muito complicado um livro de terror, nunca consegui sentir medo de verdade lendo, pode ser também que nunca li muitos livros deste gênero, mas enfim. Não é algo que me atrai.

Mas de qualquer forma, devo confessar que não sei se odiei mesmo o livro. Depois que terminei de ler, não sabia (e não sei até agora) se gostei ou não gostei da história.

Acho que pelo fato da história demorar a se desenrolar, focando-se mais no terror psicológico, me desanimou um pouco, não gostei disso e achei cansativa a leitura. Mas por outro lado, o desfecho foi muito bom, e fiquei feliz por ter uma conclusão satisfatória, já que sou bem chata com finais de livros (e filmes também) de terror, ainda mais aqueles que terminam sem um final propriamente dito. “O Iluminado” termina de fato, e me agradou a forma como terminou, sem deixar as coisas sem conclusão e isso em minha opinião é algo importante.

Portanto, acho que já deu para perceber que estou bem dividida, não é? De qualquer forma, tenho certeza que não foi o melhor livro que já li, tem outros que considero bem melhores, mas é como disse... este nem é um gênero de leitura que aprecio muito. Acredito que quem gosta de terror mesmo, deva se satisfazer lendo “O Iluminado”... ou não, já que é muito parado.

Enfim, fica aí a dica para quem aprecia terror e morre de amores pelo Stephen King. Eu não leria “O Iluminado” de novo, mas não vou criticar o autor, essa é somente a segunda obra que leio dele (e a segunda que não gosto, mas tudo bem), ele tem milhares de livros (milhares mesmo, o cara é uma máquina), então provavelmente algum livro dele irá me satisfazer... só não sei se terei disposição para começar a ler, pelo menos por enquanto.





5 comentários:

  1. Oi Gabi, eu não gostei do filme na época, e provavelmente não vou ler o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa, finalmente alguém que se atreve a dizer que não gostou de O iluminado.... vi o filme e senti o mesmo, quando a história começa a ficar boa, acaba, antes disso ela se arrasta eternamente que dá até sono. Do autor, já havia lido A coisa e não gostei, fui ver o filme e achei até engraçado de tão absurdo. Em suma, acho que não sou fã de Stephen King.

      Excluir
  2. Acho um máximo quem lê livros de terror, mas confesso que tenho um "medinho", sabe? rs

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente de forma consciente :D