Leitora de Fanfics a Livros



·         Entrando no mundo das fanfics

Bem, não é segredo nenhum que eu sou uma amante de fanfics (histórias feitas por fãs) e não só escrevo, como também leio muito.




Eu digo que comecei a entrar neste mundo mesmo no final de 2008. Foi algo bem aleatório, não lembro exatamente como descobri sobre as Fanfictions, acho que estava buscando algo relacionado a um casal que sempre gostei do anime Naruto (Shikamaru e Temari)... e acabei me deparando com as histórias. Foi onde conheci o site Nyah! Fanfiction. Na época ainda não era o site enorme que é hoje, mas tinha fanfics que me atraiam bastante.

Comecei, acho que como muitas pessoas, lendo histórias da categoria de Naruto. Admito que lia e adorava aqueles colegiais bem clichês de Naruto, sabe? Admito também que na época eu não entendia nada de português e não dava muita bola para histórias escritas com o famoso “internetês” ou algo do tipo. Só queria ver o casal que sempre gostei do anime ficando finalmente junto ali naquela fanfic.

·         E o tempo foi passando...

E com isso eu fui crescendo. Especialmente ali dentro daquele site onde tudo havia começado. O Nyah! Fanfiction se tornou a minha casa, e eu me vi não só lendo, mas também escrevendo. E acho que com isso um certo amadurecimento foi crescendo também. As histórias que eu lia quando entrei no Nyah passei a não gostar muito mais. Achava erro em tudo e muita coisa passou a me desagradar.

Confesso que me tornei chata. Uma leitora chata e bem mais exigente que antigamente. Mas sabe, não é tão errado desejar ler uma boa história com um português correto e enredo verossímil, é?

Acredito que essa mudança como leitora não deve ter vindo só através das fanfictions, pois eu fui lendo cada vez mais livros, me apaixonando cada vez mais pelo simples ato de ler. Seja livro, um simples conto ou uma fanfic. E acho que isso tudo te transforma como leitor. Você passa a ser mais exigente e crítico com a escrita. Passa a analisar tudo: o enredo, a ortografia, a gramática, e várias outras coisas que você nem dava bola antes.

É claro que, como o tempo também foi passando, os meus gostos também foram mudando. Aquela leitora que só conhecia fanfics colegiais de Naruto passou a gostar também de poesia, de histórias originais, de livros e de vários outros animes. Além de gêneros que antes eu nunca pensei que conseguiria ler, hoje adoro, como yaoi e yuri por exemplo.

O mundo das fanfics tem um leque de opções para o leitor. São milhares de categorias, milhares de gêneros, milhares de casais... Se você se cansou de um, é só ir procurar outro que vai te agradar.
Hoje escrevo, e principalmente leio, fanfics e livros tão diferentes, aqueles nunca pensei que fosse gostar quando era mais nova.

·         Hábitos e hábitos de leitura

Preciso confessar que... eu já fui uma pessoa muito mais animada para ler do que sou hoje em dia. Ainda navego pelo Nyah! Fanfiction a procura de fanfics novas e autores novos para ver o que contam de bom, mas... isso não está tão frequente como antigamente. Talvez seja a falta de tempo e, claro, a preguiça.

Estou acostumada a ler mais histórias pequenas. Geralmente são indicações de amigos, ou histórias dos próprios amigos que tenho. Quando não tem nada novo desses meus amigos e continuo com essa vontade de ler, vou dar aquela olhadinha básica nos favoritos dos meus autores preferidos do Nyah! Eles podem não ter postado nada, mas bom gosto eu sei quem tem, então é bem provável que alguma história na página de favoritos vai me agradar.

Em questão a livros, não sou muito diferente. Procuro ler o que me indicam, o que algum amigo que tem o gosto similar ao meu leu e amou. Se não, procuro ver quais os livros que estão sendo mais falados atualmente e vou dar uma olhada neles para ver se é bom mesmo.

Ok, essa última nem sempre dá certo, pois um dos livros que fui ler por estar sendo “popular demais” foi o tal de “Cinquenta Tons de Cinza”, e bem... foi praticamente o único livro que não consegui ler todo, abandonei mesmo.

Mas é mais ou menos assim que funciona. Não tenho o costume de ler e ir marcando minhas frases preferidas, muito menos escrever alguma coisa como nota de rodapé dos meus livros, na verdade, não suporto nem a ideia de pensar em fazer uma coisa assim rs. Sou bem chata e quero deixar o livro com carinha de novo, exatamente como comprei na livraria.

Com fanfics não dá para fazer isso nem se eu quisesse, claro. Mas quando a história que estou lendo é bem grande, tenho o costume de deixar o bloco de notas aberto na lateral do navegador e enquanto leio, ir fazendo pequenas anotações (ou surtos) para deixar no comentário para a história depois. Provavelmente por isso meus comentários são tão enormes...

·         Meus favoritos

Como amante de fanfics, é claro que eu tenho aquela categoria favorita e aquelas histórias favoritas também.
A categoria que morro de amor e estou sempre lá de olho, monitorando cada história que é lançada para ver se vale a pena ser lida, é a do anime/mangá One Piece. Para quem me conhece no Nyah! Fanfiction, não é segredo nenhum que eu sou uma eterna fã de One Piece, e sempre estou com uma nova história da série. 
Mas não participo na categoria só como autora. Sempre que surge alguma fanfic legal, vou lá ler e deixar meu comentário.

Fanfics favoritas já é outra questão bem complicada, pois eu acho que tenho muitas, até demais para falar a verdade. E não, não são todas de One Piece.

Fiquei pensando sobre qual eu citaria aqui, e no fim decidi falar sobre a “O Som Do Oceano”, da minha querida amiga Wenky (Andréia). A história é uma original e ainda não foi concluída, mas já tem capítulos o suficiente para me encantar e entrar para o meu “hall dos favoritos”. Ela retrata a vida de uma donzela, filha de um Marquês de Londres, que é sequestrada por um bando de piratas e passa a viver aventuras com ele. 

Envolve criaturas mágicas para lá de bizarras, bastante mistério, e um prato cheio de ação e aventura, além daquela pitada de romance que todo mundo gosta.

A história tem – atualmente – nove capítulos postados, sem contar com o prólogo. E, claro, como uma boa leitora que sou, já comentei em todos os capítulos no Nyah! Fanfiction, além de favoritar e mandar uma recomendação, pois a autora merece e está fazendo um excelente trabalho com aquela história.

·         5 livros para ler antes de morrer

E para fechar, claro que eu tenho que indicar cinco livros que eu li e acho a leitura mais que obrigatória rs.

1 – O Senhor Dos Anéis

Ah vai, eu tinha que recomendar o meu favorito!

“Mas Gabriela, são três livros, não um só”

Calma que tem edição única dessa obra, onde têm todos os três livros em um volume só. Além do mais, a história é fantástica, o mundo é fantástico e J. R. R. Tolkien é um gênio. Chega de preguiça e vai ler!

2 – A Menina Que Roubava Livros

O filme acabou de lançar no cinema esse ano. Viu? Gostou? Então vá ler o livro para absorver ainda mais informação da história, afinal, livro é sempre melhor que o filme.

3 – Depois Daquela Viagem

Livro de autora brasileira e não é por isso que você deve desistir de ler. É mais uma biografia, que conta a história de uma jovem descobrindo que possui HIV e tentando conviver com isso em meio aos altos e baixos de sua vida. História simplesmente linda e emocionante.

4 – Um Estudo Em Vermelho

Se gosta de Sherlock Holmes, assim como eu, essa leitura é obrigatória. E se não gosta, também é. Está na hora de aprender a amar esse personagem, sem mais.

5 – Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra Dos Tronos

Ok, faz parte de uma saga e esse é o primeiro volume. Mas independente disso: leia. George R. R. Martin não brinca em serviço e é um super gênio por conseguir construir uma obra desse porte.



Espero que tenham gostado (e anotado os livros que indiquei). E vocês, como são como leitores? Tem algum hábito especial ou diferente?

Meu perfil no Nyah! Fanfiction e perfil da Mayara.


4 comentários:

  1. Oieee que legal você já fez gente *--* que gracinha.
    Sua história com o Nyah se confunde com a de muitas pessoas,mas se não fosse por ele não nos conheceríamos <3
    Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não brinco em serviço, pfvr :v kkkkkk
      E a sua história, Milla? agora fiquei curiosa! kkk mas é, muita gente acho que começou com Naruto e tudo o mais. Mas como você disse, se não fosse por esse site não nos conheceríamos, Nyah unindo as pessoas <3

      Beijos ;*

      Excluir
  2. Gaby!
    Primeiro vou dizendo que me identifiquei bastante com seu começo como leitora/escritora de fanfics, comecei com Naruto também. Só que comigo foi com SasuSaku <3. Também me tornei, de uns tempos para cá, uma leitora muito pouco assídua, o que é uma pena, pretendo mudar isso.
    Segundo, mexer nesse assunto de começo de "carreira" como ficwriter me dá uma pequena vergonha de mim mesma, porque olha, como eu escrevia mal. Não que agora eu esteja grandes coisas, ainda estou melhorando, mas acredito que evoluí relativamente ahahahaha
    Quanto a indicação de livros, eu me interessei por "Depois Daquela Viagem" a gente muitas vezes fica desacreditada da literatura brasileira, talvez seja por um preconceito ou pela falta de divulgação, mas às vezes ela surpreende. Uma vez li um livro muito bom de autor brasileiro, e de lá pra cá decidi que gostaria de conhecer mais. Então, foi pra lista!
    Agora, não acredito que você escolheu a minha humilde fanfic para falar aqui! Nem sei como te agradecer por isso, fiquei muito feliz, mesmo <3
    Por fim, gostei muito do post e do blog. Eu não sabia que você e a Mayara tinham um blog juntas :O Vou dar uma passeada pelos posts agora ahahahaha :P Enfim, é isso. Beijos <3


    P.S: Seus reviews são lindões e grandões mesmo, amo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy! Cara, acho que todo mundo nesse comecinho de "carreira" de ficwriter escrevia mal. Eu escrevia Naruto colegial e estilo roteiro sabe? :v que vergonha! Hoje não tenho mais nada dessa época também, apaguei todas as provas! kkkkkkkk

      Ah "Depois Daquela Viagem"! Eu li para um trabalho de escola quando tava acho que na oitava série. E apaixonei pelo livro. É realmente muito lindo. Acho que muita gente tem esse preconceito com literatura brasileira, mas ultimamente são tantos livros bons de autores brasileiros chegando às livrarias... tá na hora de mudar esse pensamento.

      E pls, eu tinha que recomendar sua história, ela é lindona e você sabe o quanto sou apaixonada por ela kkkkkkkkkk

      Obrigada pelo comentário <3 to é surpresa de você não ter conhecido esse blog antes kkkkk eu e Mayara vivemos fazendo propaganda dele no twitter :P
      Beijos ;*

      Excluir

Comente de forma consciente :D