A vida de pernas pro ar

Diretor: Roberto Santucci
Elenco: Ingrid Guimarães (Alice), Maria Paula (Marcela), Bruno Gacia (João), Eriberto Leão (Ricardo), Denise Weinberg (Marion), Cristina Pereira (Rosa), Christine Fernandes (Vitória), Luis Miranda (Mano Love), Tatá Werneck
Gênero: comédia
Nacionalidade: Brasil
Sinopse: Alice (Ingrid Guimarães) agora é uma empresária bem-sucedida, que continua trabalhando muito, mas sem deixar de lado o prazer sexual. Ela está bastante atarefada devido à abertura da primeira filial de sua sex shop em Nova York, ao lado da sócia Marcela (Maria Paula). Seu grande objetivo é levar para a América um produto erótico inédito, o que faz com que ela fique bastante estressada. Até que, durante a festa de comemoração pela 100ª loja SexDelícia no Brasil, Alice tem um surto devido ao excesso detrabalho. Ela é internada em um Spa comandado pela rígida Regina (Alice Borges), onde conhece várias pessoas que buscam controlar suas obsessões e ansiedades. (Sinopse retirada do site AdoroCinema)
Assisti ao filme “de pernas pro ar 2” faz algum tempo, então não me recordo muito bem de todas as cenas. Entretanto, as melhores permaneceram em minha mente, assim como o ensinamento que recebi do filme. Na verdade, foi mais uma pequena percepção do que ele quis passar. Ou talvez, ele nem quisesse ter passado isso, mas eu pensei nisso – e talvez vocês tenham pensado também. Mas, antes de compartilhar minha conclusão com vocês, gostaria de falar um pouco mais sobre o filme.
Eu gostei muito mais do segundo filme do que o primeiro. A verdade é que no primeiro achei tudo muito exagerado e forçado. Porém, o segundo filme é mais sutil – passa mais sentimentos e também muito mais da vida da personagem Alice – claro, por ela trabalhar numa sex shop, grande parte da comédia ainda é gerada por causa do trabalho dela e como ela acaba indo parar num SPA, acabamos conhecendo outras personagens e mais risadas são dadas, mostrando que o diretor sabe fazer comédia com o cotidiano e coisas do tipo, fora que a linda da Tatá Werneck estava presente e eu realmente ri bastante com quase tudo que ela fez, assim como o Mano Love. Para ser sincera, é quase impossível sair do cinema sem dar um pequeno sorriso.
Outras partes marcantes foram as que envolviam o relacionamento do João com a Alice. Afinal, quem é fã do casal, simplesmente fica com o coração na mão – ao longo do filme, ambos encontram pessoas com os mesmos hábitos/pensamentos que eles. E como se já não bastasse, João acaba não podendo confiar na Alice mais uma vez e as mentiras continuam aparecendo – e isso me irritou um pouco, quero dizer… Sempre achei que o que incomodava o João não era o fato da Alice trabalhar muito e ter pouco tempo para a família (isso não é por culpa dela), mas sim por ela estar sempre mentindo e escondendo coisas. O.k, um pouco dos dois – ela realmente exagera quando o assunto é trabalho, mas poxa… É um sonho dela, não é? Não que a família não seja: talvez ela trabalhe muito justamente porque acha que isso é o melhor para o filho e o marido dela. Enfim, querendo ou não, dá para refletir bastante com “de pernas pro ar”, o filme aborda temas como família, desejos, sonhos e todas essas coisas que fazem parte da gente – e talvez por isso tenha feito muito sucesso.
E sinceramente, quem diria que aquele coelhinho seria tão marcante? E é justamente falando desse coelhinho tão amado pela Alice que concluirei meu pensamento, citado anteriormente: todos nós crescemos algum dia, certo? E todos nós possuímos segredos, sonhos… Coisas que gostaríamos de esquecer ou lembrar para sempre. E às vezes, mesmo que não percebamos, certas manias permanecem com a gente.
No filme, nos é mostrado logo no início um vídeo da Alice pequenina. E lá ela declarava que gostaria de ser famosa e de ter… Adivinhem só, um coelho! E claro, não é um coelho qualquer agora, é um coelho que satisfaz os desejos dela. E onde eu gostaria de chegar com isso, você deve estar se perguntando. Bom, eu apenas queria lembrar que nós crescemos e algumas coisas, simplesmente fazem parte da gente. Simplesmente evoluem junto com a gente… Darei um exemplo bem bobo: finge que você sempre amou desenhar. E antigamente, seus desenhos eram apenas rascunhos bobinhos. Mas hoje, você cresceu e seus desenhos também, se antes desenhava um macaco, agora desenha um zoológico. E por mais que sua vida esteja de pernas pro ar, por mais que fosse simplesmente um hobby, esse hábito ficou com você. E às vezes, são hábitos que nem conseguimos perceber, apenas as pessoas de fora, mesmo sendo coisa nossa!
Sim, eu pensei esse tipo de coisa após ver o filme. E pensei qual tipo de sonhos, manias eu ainda carrego comigo… E não consegui lembrar nada. Mas, de alguma forma, sei que estão ali. É só que ao ver Alice realizando seus desejos, fiquei me perguntando se nossos sonhos de criança eram realmente idiotas. Mas, a verdade é que eles nunca foram idiotas – apenas pareciam impossíveis simplesmente porque as pessoas diziam: você está muito jovem para decidir algo assim. E sabe, até que é verdade isso… Afinal, quanto mais a gente cresce, mais descobrimos várias coisas ao nosso redor. E raras são as pessoas como a Alice, que se decidem desde cedo. E realmente conseguem.
Eu também me pergunto onde quero chegar após todo esse discurso e acho que é na minha essência, eu realmente queria descobrir/rever quais eram os meus sonhos de criança. Lembro-me vagamente de querer ser bailarina ou cantora, até mesmo modelo. E pensando nessas opções hoje, fico feliz por ter sido apenas sonhos pequeninos e eu não ter tido nenhuma expectativa muito grande quanto a isso. Acho até que uma das únicas coisas que lembro e que permanece até hoje comigo, é a vontade de desenhar. Essa eu tenho certeza que está comigo desde sempre e não me arrependo (mesmo que meus desenhos não sejam lá grande coisa).
Enfim, eu realmente assistiria “de pernas pro ar 2” novamente. Pela comédia e pela naturalidade das coisas… Fora o amor! Adoro tudo que envolve desentendimentos, amor etc. A vida como ela é, sabe?
Para quem quer uma boa comédia e aproveitar o cinema, tai um filme bem legal.
E realmente estou muito enferrujada com esse negócio de falar sobre algo. Então, peço desculpas caso não tenha ficado agradável ou compreensível… Prometo melhorar!
E para terminar, aproveitem para dizer se algo permanece com vocês até hoje! Algo bom… Ruim… Essas coisas que fazem parte da gente desde pequenos, hahaha
Beijos e até a próxima o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de forma consciente :D