[Resenha] A Esperança

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. 

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? 
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.




Sabe, "A Esperança" é um livro que eu terminei e simplesmente fico sem saber o que falar. Na verdade, é até complicado falar algo sobre ele sem dar spoilers. No entanto, eu aceito esse desafio. E sabe, até agora estou tentando entender o que aconteceu. Eu realmente não sei se faltou ação... ou se era muita expectativa. 
Os livros anteriores, "Jogos Vorazes" e "Em Chamas", foram livros divinos, de fato. Porém, eu sinto uma pontada de decepção com o último livro da trilogia. E não é por qualquer razão. Além disso, é de se esperar que no último livro existam falhas e escolhas que você teria feito diferente. E se fosse só isso que tivesse me incomodado, tudo bem. Mas, não foi. 
Acredito eu, que Suzanne focou demais nos sentimentos e acabou esquecendo da história em si. Mais para o final, ela resolve tudo de forma tão rápida e sem prolongações, que você fica meio perdido... meio que buscando informações. Tendo que voltar a ler alguns parágrafos para ver se é somente aquilo. E é claro, da mesma forma que os sentimentos trouxeram alguns pontos negativos, os positivos também estão presentes - você consegue entender tudo o que se passa no coração da Katniss, e sofrer junto com ela. E passa também a pensar no lugar dela e somente uma única vez, você pensa: "Hey, a Katniss faria mesmo isso?". 

Outro ponto positivo no livro foi o fato de possuírem ótimas frases de efeito. Afinal, o que não falta é ideia para frases legais numa época como aquela. E as frases da Suzanne... nossa, como elas te fazem pensar, refletir. São realmente ótimas. Eu marcaria simplesmente umas 8 ou 10 frases com o meu post-it (só não marquei porque peguei o livro emprestado).
Mas, ao avaliar o livro no geral, os aspectos negativos são maiores (lembrando que estou julgando apenas "A Esperança", os outros livros foram realmente ótimos!). 
Outra coisa que me incomodou e acho até engraçada: onde ela devia ter colocado mais emoção, dado mais destaque, ela não colocou. Ela focou apenas no interior da Katniss... era Katniss ali e aqui. E sabe, eu amo a protagonista do livro, amo mesmo. E entendo todas as perdas que ela teve e tudo mais, e também vi ela agir durante o livro... Só que, sei lá, parecia que estava faltando Katniss lá. Se formos ver a relação dela com Peeta e Gale, acabamos notando uma falta de amor pelo lado dela. É muito fácil perceber que Peeta e Gale amam a Kat, mas, fica difícil perceber uma certa retribuição por parte dela. É como se ela beijasse quem ela quisesse... beijasse quando ela precisasse, entende? Ou quando Gale/Peeta precisavam de um beijo dela para serem confortados. 
Suzanne tentou encaixar o romance durante o livro, e talvez, naquela situação, um romance não era possível. Tudo aconteceu rápido e ficou forçado demais.

Eu não consegui terminar de ler "A Esperança"  e falar: caramba, essa trilogia fechou com nota 10. Colocaram coisas demais e ao mesmo tempo deixaram coisas para trás, entende? 
E as mortes foram algo de apertar o coração. E eu achei que algumas personagens que foram mortos, merecessem o devido destaque. Sei lá, simplesmente morreram e depois não se falou mais nisso. Foi estranho, eu realmente demorei para acreditar que haviam morrido.
OBS: sempre que a coisa ia ficar boa, davam aquela porcaria de morfináceo para tranquilizar as pessoas. Poxa, queria ver tudo pegando fogo!!!

E para quem não sabe, eu sou Team Gale... O livro me proporcionou muitos momentos: 'Aaaaaaaaaaaaaawn' e também trouxe raiva. Não sei se era pelo tratamente da Katniss com o Gale e vice-versa ou o ocorrido no final.
Enfim, resumindo: o livro é bom, dá para aproveitar algumas partes, como toda a preparação para o ataque. Aliás, é muito legal ver uma revolução em movimento. Foi legal acompanhá-los se preparando para o ataque e tals. Ah, também dá para ficar triste e tudo mais, no entanto, fica aquela coisa de: "queria que fosse diferente". 

Aé, também apareceram personagens novas. Somente uma eu achei super bacana, por ser protetora e com atitudes muito legais. Adoraria conhecer alguém daquele jeito (provavelmente vocês gostarão dela).
Deixo aqui umas das citações que mais adorei:
Direi a eles como sobrevivo aos pesadelos. Direi a eles que nas manhãs desagradáveis, é impossível sentir prazer em qualquer coisa que seja, porque temo que essa coisa me possa ser tirada. É quando eu faço uma lista em minha cabeça com todos os atos de bondade que vi alguém realizando. É como um jogo. Repetitivo. Até um pouco entediante após mais de vinte anos.Mas há jogos muito piores do que esse.

Sabe, eu realmente queria dar 5 estrelas, mas ficou faltando algo... 

Classificação:

Beijos e até a próxima. 
Espero que tenham gostado da resenha.
Não sei se vão concordar comigo e tudo mais. Ah, sei lá... hahaha :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de forma consciente :D