[Resenha] Antes que eu vá

"Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais".




Quando comecei a ler "Antes que eu vá" pensei estar lendo algo cheio de clichê. Algo que me irritaria profundamente. Afinal, tenho odiado histórias envolvendo patricinhas com gente sendo ridicularizada por elas e fofocas rolando solto, no qual todos disputam para pegar quantos quiserem ou fazerem coisas totalmente errados numa festa, como uso de drogas e relacionamentos sexuais sem qualquer pingo do sentimento chamado amor, fazer por fazer ou fazer para dizer: não sou mais virgem (preciso dizer que fiquei feliz com   a personagem Elody ao dizer: sem proteção, sem sexo - acho que nunca vi algum livro do tipo fazer questão de mencionar os preservativos e tals - enfim). 

Acontece que encontrei algo totalmente diferente: no início você realmente tem essa aversão pelas adolescentes, até porque, não consigo acreditar que o mundo seja assim tão babaca. O mundo não, as pessoas. Mas, tenho minhas dúvidas. E bom, quando a Sam morre pela primeira vez, você nota uma pessoa confusa: "como assim? Eu lembro de ter acontecido alguma coisa... ai meu Deus, eu sei de tudo que vai acontecer... deja vu?" e então, mais tarde, ela consegue perceber que não era só um deja vu, era algo grandioso, algo que mudaria sua vida e a vida de todos ao redor. Mais importante que isso: mudaria o pensamento das pessoas sobre Samantha Kingston, nossa protagonista. 

Não sei se cheguei a criar algum laço com ela, provavelmente não. Porém, gostei muito do amadurecimento dela, porque aos poucos o livro ficava mais intenso e adulto, torna-se cada vez mais reflexivo e tudo isso sem perder a diversão, tudo isso em palavras simples e uma narração tranquila, fazendo você ler e passar voando pelas páginas. 

Sabe, o ponto alto do livro foi a reflexão, não tem como negar. A reflexão e personagens como Kent e Juliet Sykes: é impossível ler Antes que eu vá e não sentir nada por estas personagens. Sinceramente, elas tiveram suma importância no livro e foram maravilhosas ao desempenharem seus papeis. Eu consegui sentir a raiva de Juliet e consegui entender o amor de Kent, não só entender como torcer para que tudo desse certo de alguma forma para ele. 

Não gostei muito da personagem Lindsay, mesmo ela sendo fundamental e passando uma mensagem ótima para nós: até mesmo aqueles que tem tudo, possuem seus problemas e talvez não estejam tão por cima quanto parecem. 

Sabe, as mensagens mais legais, creio eu, foram as seguintes: você nunca poderia arrumar tudo de errado em um único dia, por isso Sam precisou voltar sete vezes ao mesmo dia. Logo, se tiver algum problema, não pode desistir de primeira. 
Todos temos conserto. Não importa o tamanho do defeito, nós temos conserto.
Às vezes é bom reparar em pequenos detalhes. 
Sempre teremos escolha. Logo, sempre terão consequências. Afinal, se não tivesse consequências, qual o sentido de escolher não é? 
Você sonha com o príncipe encantado e quando percebe, ele sempre esteve ali, só você não conseguiu perceber. 
Às vezes, palavras não são suficientes quando você quer pedir desculpas ou quer demonstrar perdão. Ás vezes, é preciso atitude para mostrar o quanto você sente, para mostrar que vale a pena seguir em frente.
Eu diria que o livro é impactante e tem muito mais reflexões. Sei lá, o livro é bom, realmente muito bom. É do jeito que gosto: faz você pensar horas e horas, até mesmo depois do final. 

Algumas pessoas acharam o final estranho. Eu gostei. Ficou meio em aberto, no entanto, gostei bastante, porque gosto de imaginar o que aconteceu depois, tentar criar minha própria história para cada personagem. Além disso, é bom quando você uma hora se vê no escuro e aos poucos descobre a verdade: nunca esteve no escuro, só esteve de olhos fechados para a verdadeira luz, verdadeira salvação. Quando você abre os olhos, enxerga além, a escuridão desaparece, porque você vê além de você mesmo, enxerga a vida dos outros e tudo mais. Outra mensagem muito bacana (pelo menos, eu penso que tenha sido isso, porque o final é realmente meio estranho, mas, eu gostei.)
O livro é lindo e me apaixonei por cada ensinamento!

A única coisa que me incomodou um pouco foram os erros de digitação:  encontrei muitos e sempre tinha de parar para desembolar a palavra ou tentar decifrar um pouco. Fora isso e personagens chatas como Rob Cokran e Sr. Daimler ou até mesmo fofocas desinteressantes por parte de outros alunos - tudo foi muito legal. 

OBS: como já disse em outra postagem, a história é vivida no dia do cupido, que é quando você recebe flores. No entanto, na escola eles disputam. Logo, quem recebe mais flores é mais popular. E enfim, falei que nenhuma outra flor importa se não receber da pessoa que você gosta. E o livro mostra isso de certa forma.

Bom, vou parando por aqui e recomendo totalmente a leitura. Com certeza vão gostar!

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha."


"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?E realmente muito pior do que o que você faz?."


"Eis uma coisa a se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo."


"Uma tristeza temporária pelo que perdi me domina. Em algum lugar no giro interminável da eternidade aquela minúscula fração de segundos em que nossos lábios se encontram se perdeu para sempre."
Como podem ver, frases mega reflexivas e impactantes. Ainda mais com o livro em mãos e lido por inteiro. Leiam, não vão se arrepender. Leiam e incorporem Sam Kingston na fase renovada, haha


Classificação:
Muito bom!!
Beijos e até a próxima resenha/postagem.

Um comentário:

Comente de forma consciente :D