[Filme]5x Favela, agora por nós mesmos.

 5x Favela - Agora por Nós Mesmos

Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção:Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro
Atores:Juan Paiva, Pablo Vinícius, Ruy Guerra, Flavio Bauraqui.
Duração: 103 min
Gênero: Drama
Sinopse: '5x Favela, Agora por Nós Mesmos' é formado por cinco histórias independentes entre si, cômicas e trágicas, que refletem as múltiplas faces do cotidiano dos moradores das favelas e fogem dos estereótipos violentos que costumam se perpetuar na representação da vida nas comunidades.

●●●

O filme contém cinco histórias diferentes, todas envolvendo pessoas que moram na favela:

História 1 - Fonte de renda
Maycon (Sílvio Guindane) finalmente passa no vestibular. Porém, seu dinheiro não é suficiente para comprar livros e pagar transporte e alimentação. Então, ele passa a vender drogas para os amigos da faculdade, a fim de arranjar dinheiro e conseguir arcar com os gastos. No entanto, o pior acontece. 
Minha opinião: Esta história foi bem simples e rápida. Mesmo assim, não deixou de ser envolvente. Outra coisa que me chamou atenção no filme foi o erro cometido por Maycon, tanto o de vender drogas quanto o de deixá-las em casa. E o pior de tudo foi saber que ele era um ótimo aluno, mas pelo simples fato de não ter dinheiro, não poderia continuar fazendo algo que sempre sonhou: direito, para poder se tornar um advogado e ajudar sua comunidade trazendo a justiça. 

História 2 - Arroz com feijão
Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.
Minha opinião: Esta foi a história mais engraçadinha e fofinha de todas as histórias do filme. Achei muito legal o fato do Wesley trabalhar para conseguir dinheiro e conseguir comprar o frango. E depois, eu fiquei muuuuuito brava com uns playboyzinhos que aparecem. Dá uma raiva tão grande. Se assistirem, talvez entendam o motivo. Adorei o personagem "Orelha", achei o jeito dele muito comédia, e junto com o Wesley ficava mais legal ainda. Acho que vocês vão gostar bastante dessa história, uma das mais legais. Ou a mais legal. Haha.

História 3 - Concerto para Violino
Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas, enquanto Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.
Minha opinião: Esta foi a história mais impactante de todo o filme: simplesmente por envolver muita violência e crueldade. Além disso, Márcia, Jota e Ademir eram melhores amigos e tudo acabou de uma forma muito trágica, acho que nunca imaginei uma  cena assim. ):
História 4 - Deixa voar
Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Com medo, ele vai até lá. E como era de se esperar, não é bem recebido. 
Minha Opinião: foi a história mais sem sentido do filme. Realmente não gostei nadinha. Só achei engraçado o pessoal falando rapá toda hora. E meio que bonitinho o romance entre a Carol e o Flávio, fora isso, achei horrível. Sei lá, não fez muito sentido o garoto ir buscar uma pipa. Mas, o.k. Foi a história que menos gostei, mas... dá pro gasto.

História 5 - Acende a luz
É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, por causa de uma peça que não estava com eles, os moradores da comunidade decidem fazer um dos técnicos de "refém", com medo de que ele fosse buscar a peça e não voltasse mais, deixando-os sem luz.
Minha opinião: foi bem engraçada e feliz esta história. Gostei bastante dela, os moradores eram muito gente boa. Certo, eles falavam palavrão e eram meio mal educados, mas, isso que fez ser engraçado, isso e o fato de não deixarem o técnico descer da escada para buscar a peça. E o final, é claro, foi muito alegre e cheio de vida. Acho que não tinha jeito melhor de fechar o filme. Foi muito legal e interessante esta história! Simplesmente adorei. 
●●●
Enfim, o filme é bem legal. Super rápido e bom de assistir. Além disso, não mostra apenas cenas na qual estamos acostumados a ver e ouvir sobre favela: mortes, drogas etc. Fala sobre o cotidiano, que em minha opinião, é cheio de vida e sem medo de tentar. Eles mandam um papo reto (isso foi falado várias vezes no filme, assim como rapá) mesmo. Haha. 
Caso assistirem ao filme, espero que gostem. Tudo se passa muito rápido, mas dá para aprender algo e apreciar tudo. Bem legalzinho :D 

Classificação:
Observações:

Algumas informações foram tiradas e modificados do seguinte site: Adoro Cinema. Motivo: como as histórias são pequenas e geralmente eu falo demais, fiquei com medo de dar muito spoiler, então peguei de lá e acrescentei ou tirei algumas coisas.
E obrigada pelos comentários na última postagem do blog, amei cada um deles ♥

Novidade do blog:
Logo terá vídeo meu aqui, onde irei me apresentar e falar sobre os livros das férias! Espero que vejam e gostem :D 
Na verdade, já era para estar aqui, no entanto, a internet não está ajudando --' 
Mas não se preocupem, afinal, uma hora ou outra aparece por aqui. *-* 

Encontre-me no:

7 comentários:

  1. Parece ser um filme interessante, vou dizer que não vejo filme nacional; muit menos os que se passam em favela por sempre só passarem o aspecto de violência. Mas esse me interessou, se tiver oportunidade vou assistir sim. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiee... gostaria di convidar voxe a participar do concurso Crônicas & Romance!!!
    Escreva sua cronica e envie para nós, ke a avaliaremos com mto carinho!! Para ler mais sobre o concurso entre no site: http://clickdoblog.blogspot.com/2011/01/concurso-cronicas-romance.html

    Bjinhos...A Garota do blog (http://clickdoblog.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  3. Forever alone, eu ri do seu comentário lá no blog UAHSUAHSUAHS Então, sou suspeita pra falar de filme nacional, eu realmente não gosto. Acho muito tosco e na maioria das vezes só tem palavrão e violência. Acho nada legal :S Mas enfim, gostei da resenha que fez pro filme (:
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  4. Ai, vou ter que falar... Praticamente todo filme braileiro é sobre favela né? Meudeus, o pessoal de fora deve achar que o Brasil é virado em favela.....

    Mas achei legal o filme ter várias historias e tal... posso até cogitar assistir.

    ResponderExcluir
  5. não gosto muito de filmes desse tipo... sei lá, a vida já é tão dura, ainda tem que fazer filme disso? haha

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Nat, tb não gosto tanto deste estilo de filme mas acho que vale a pena assistir não é ?? hehe' Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto desse tipo de filme, exatamente por parecer, em algumas histórias, dar um rumo diferente às tantas tragédias que são retratadas em filmes brasileiros. Pela sua resenha, dá para notar que enquanto paralelamente fala-se de drogas, fala-se de um rapaz que quer ser advogado, de um pai que queria comprar frango. São desejos puros e comuns do ser humano. E eu valorizo muito o produto nacional! Mais um motivo para aceitarmos a diversidade.

    ResponderExcluir

Comente de forma consciente :D