[Stalkeando] John Green

·      Ficha Técnica
Nome: John Michael Green
Data de nascimento: 24/08/1977 (36 anos)
Onde nasceu: Indianópolis, Indiana, EUA.
Ocupação: Escritor e crítico.
Livros publicados: 5
Status de relacionamento: Casado com Sarah Urist Green; tem dois filhos (Henry e Alice).
Quando começou a escrever: Escritor desde 2005 até agora.





  • Livros Publicados


– Quem é Você, Alasca? (Looking for Alaska - 2005)

O primeiro livro de John Green e meu segundo favorito. Tenho um carinho tão grande por esse livro que vocês nem fazem ideia. Os personagens são para lá de apaixonantes, em especial o protagonista.

Miles é um garoto solitário, que nunca teve amigos e sempre vai em busca de um grande “talvez” em sua vida. Além disso, ele tem um dom único de decorar as últimas palavras de toda e qualquer pessoa famosa que já tenha morrido. Porém ele vê sua vida totalmente mudada quando entra em uma nova escola e finalmente tem amigos de verdade, inclusive uma paixão. Alasca se mostra desde o começo uma menina para lá de intrigante, você fica querendo descobrir “qual é a dela” e porque ela tem tantos mistérios.

A história é simplesmente... apaixonante. Apesar de alguns fatores tristes ocorrerem no meio, ela se torna muito interessante, revelando questões filosóficas que te faz refletir até tempos depois de já ter terminado de ler.



– O Teorema Katherine (An Abundance of Katherines – 2006)

O Teorema Katherine foi um livro que demorei mais para ler. Estava em época de provas e o livro se tornou aquela leitura arrastada. Demorou a me prender, de qualquer forma. Até metade do livro eu lia e dizia “tá, mas e daí?”, mas depois de certo ponto me vi apegada de tal forma que não consegui largar, e quando terminou eu fiquei tipo “não tem mais? Como termina assim?”. Acho que todos os livros do John Green terminam sem um final de fato, terminam sem aquele “e então viveram felizes para sempre”, mas eu não estou reclamando, longe disso. Embora eu sempre queira mais quando acabo de ler rs.

Mas Teorema Katherine é interessante. Não foi a obra que mais gostei desse autor, mas não é por isso que não vou deixar de recomendá-la! É um livro juvenil, com a leitura talvez não tão fácil quanto suas outras histórias, talvez justamente por envolver a matemática, mas independente disso, é gostoso de ler. E como de costume, te deixa pensativo em relação a varias questões.



Deixe a Neve Cair (Let It Snow – 2008)

Escrito em parceria com Mauren Johnson e Lauren Myracle, essa história fala sobre a época do natal. São três contos separados, sendo o do John Green o segundo, mas de alguma forma, você vê que todos os três tem relação um com o outro, fazendo conexão não apenas pela data natalina como por vários outros fatores.

Eu nunca tinha lido nada dessas outras duas escritoras, mas gostei do conto delas, em especial da Lauren Myracle. Mas o destaque acaba sendo para o John Green. Não só seus personagens são fofos e cativantes, mas sua história acaba sendo bem fofa e engraçada também, com aquele romance leve e gostoso.
No começo do livro eu fiquei meio com um pé atrás, achando que não ia gostar. Mas quando terminei só me restaram suspiros, um atrás do outro rs.



Cidades de Papel (Paper Towns – 2008)

Acho que foi o livro que menos gostei do John Green. Eu terminei de ler mais rápido que “O Teorema Katherine”, mas o final realmente não me agradou muito.

O protagonista é Quentin, um garoto meio nerd que tem uma vizinha extremamente popular na mesma escola que ele. Os dois já foram muito amigos na infância, só que depois de um tempo se distanciaram, embora Quentin ainda seja apaixonado por ela. Margo, a vizinha, tem atitudes um pouco... loucas. Vive milhões de aventuras e é super famosa em sua escola por conta disso. Em uma dessas suas aventuras, ela chama Quentin para lhe ajudar. O problema é que na manhã seguinte a menina simplesmente desaparece. Ninguém sabe de seu paradeiro, embora Margo tenha deixado algumas pistas. Decidido a descobrir onde ela estava (e preocupado por ter acontecido algo grave), Quentin reúne seus amigos e resolve seguir as pistas deixadas por sua vizinha.

Margo é uma personagem bem misteriosa, mas em algumas partes do livro, levanta questões interessantes sobre a vida de uma sociedade moderna. É interessante ver sua visão desses fatos. Mas apesar de tudo, não gostei muito de como as coisas foram finalizadas na obra. E no fim terminei não muito satisfeita com a própria Margo, achei algumas de suas atitudes bem egoístas.



– Will & Will (Will Grayson, Will Grayson – 2010)

Will & Will é o livro mais difícil de ser encontrado por aqui haha. Eu comprei todos os livros do John Green numa livraria perto de casa, mas este foi o único que nem vi por lá. E ultimamente não estou lendo muito em pdf, minha prioridade sempre será ter o livro em mãos. Portanto, infelizmente ainda não pude ler este, e não tenho muito o que falar sobre, mas espero ler logo para ter minha opinião formada sobre a obra. Aliás, é o único livro deste autor que ainda não li, tenho que providenciar isso logo.

Mas Will & Will também é um livro escrito em parceria, desta vez com David Levithan. Nunca li nada deste autor em questão, mas acredito que a história seja boa.

Sua sinopse diz que os protagonistas são dois personagens com o mesmo nome e isso é aparentemente a única coisa que os une, pelo menos a principio. A história parece ter mais aventura envolvendo estes dois personagens. E aposto que, como tudo livro do John Green, tem uma leitura bem gostosa de ler, além de reflexões sobre a vida e questões do dia-a-dia rs.



– A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars – 2012)

Primeiro livro que li deste autor, e o que fez mais sucesso, eu diria. Se não fosse por esse livro, muitas pessoas nunca teriam ouvido falar de John Green.

“A Culpa é das Estrelas” é um livro de linguagem simples, enredo não muito complexo, algo bem juvenil, mas de alguma maneira ele consegue tocar os leitores, seja abordando questões como a doença, a morte ou simplesmente o amor. Como todos os outros livros do John Green, trás várias questões filosóficas que te coloca para pensar.

Mas eu diria que é mais que isso. Os personagens são extremamente cativantes. Você se apaixona por todos eles e se vê fazendo parte daquela história, desejando que houvesse um modo de trapacear a morte que está tão perto dos personagens principais.

Neste livro eu estava rindo e cinco minutos depois estava chorando. É algo que mexe com a cabeça de quem está lendo, e nada mais justo do que dizer que, de todos que já li deste autor, essa é a sua obra que mais gosto.





  • Curiosidades


– John Green tem um canal no youtube junto com seu irmão Hank, é uma espécie de vlog que trata de vários assuntos desde nerds a coisas aleatórias e bem legais (inclusive, há bate-papos bem engraçados com nossos atores que farão “A Culpa é das Estrelas” no filme), o vlog deles é chamado de vlogbrothers.

– Esther Grace Earl. Quem é fã de “A Culpa é das Estrelas” sabe que nossa protagonista Hazel foi inspirada em Esther, uma garota que também tinha câncer, mas que faleceu em 2010. John Green a conheceu em um evento e logo se encantou pela garota (tem vídeos sobre ela no vlogbrothers que citei acima). Mas o interessante é que recentemente foi lançada uma biografia sobre a Esther, onde temos a presença de nosso querido John Green, que escreveu a introdução do livro.


– Ele também já ganhou vários prêmios, como por exemplo: “Melhor Autor de Indiana” em 2012, e com seus livros “A Culpa é das Estrelas”, “Cidades de Papel” e “Quem é Você, Alasca?”, nas categorias “O Livro do Ano” e “Melhor livro Y.A (Young Adult)”, entre muitos outros.


  • Redes Sociais

Todos vocês podem stalkear à vontade também!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de forma consciente :D