[Entrevista] Maurício Gomyde

Hey gente, tudo bom?!?!
Finalmente a novidade do blog chegou: primeira entrevista do blog. Justamente com o primeiro autor parceiro do blog: Maurício Gomyde, que escreveu a obra "O mundo de vidro".
Como queria falar um pouco sobre ele, pedi para que fizesse uma breve apresentação. Ao invés disso, ele propôs uma entrevista para que vocês o conhecessem melhor. Muito legal, né?! Portanto, fiquem à vontade e descubram um pouco mais sobre o autor e sua obra. Após a entrevista, colocarei lugares onde você pode encontrar o livro!


P: Olá, Maurício! Gostaria de agradecer pela entrevista e pela parceria com o blog, muitissímo obrigada, mesmo! Bom, vamos às perguntas tão esperadas por mim e pelos leitores do blog. Antes de saber um pouco mais sobre seu livro, gostaria de saber um pouco mais sobre você como escritor: como e quando surgiu a ideia de escrever um livro!? Isso já tinha passado pela sua cabeça ou a ideia surgiu do nada?!
R: Primeiramente gostaria de te agradecer pela entrevista, Mayara. Esta iniciativa que vocês, blogueiros de literatura, têm, de abrir espaço para os autores brasileiros, é muito valiosa.
Quanto à ideia de escrever um livro, acho que acaba sendo inevitável pra quem sempre gostou de ler e de escrever qualquer coisa. Venho de uma família que lê muito. Sabe aquele tipo de família que fica corrigindo quando você fala ou escreve alguma coisa errada? rs Então, bem isso. De tal forma que chega um momento em que muitas ideias que você tem na cabeça acabam querendo ganhar o papel, É meio que natural. O que é mais difícil é a coragem em sentar e escrever. Normal que achemos algo difícil (e é!), mas o prazer em fazer é enorme. Então vale a pena tentar.
A primeira edição do meu primeiro livro saiu em 2002. A ideia de escrevê-lo vinha desde 2000. Fiquei dois anos tomando coragem... rs.


P: Realmente escrever um livro é difícil. Afinal, não é só escrever uma história e pronto, tem que ter todo um planejamento, uma ideia fixa e um jeito de desenvolvê-la que agrade ao público e ao próprio escritor. Além disso, tem aquele problema de não saber como continuar a história. Isso aconteceu com você neste livro? Não achar um jeito de continuá-la e dormir pensando sobre isso? Se sim, como fez para achar inspiração e continuar escrevendo? :D
R: Há diversos processos de escrita. Muita literatura e teoria sobre isso. Livros do tipo "Como escrever um livro". É interessante ter este conhecimento, porque observa-se que o planejamento, numa história, é fundamental pro sucesso dela. Não do sucesso necessariamente comercial, não é a isso que me refiro. Mas ao sucesso de se conseguir que a história tenha coerência, fluidez, que seja instigante ao leitor. Naturalmente acontece de haver momentos em que você fica meio que numa encruzilhada e sem saber direito como resolvê-la. Mas é justamente esta a parte gostosa da coisa, né? Você ter um desafio e resolvê-lo. Escrever é um processo que vai além do momento em que estamos na frente do computador. Até dormindo a gente acaba pensando. rs


P: Com certeza é um processo que vai além do momento em que estamos na frente do computador. Acho que é todo o cotidiano do escritor. Em qualquer pessoa/objeto você pode tirar uma ideia. E a minha pergunta é justamente sobre isso. Para fazer as personagens do seu livro, você se baseou em algo ou alguém? Ou até mesmo em você?
R: Sempre digo que é praticamente impossível que não pensemos em alguém conhecido, ou até em nós mesmos, ao compor as personagens. Costumo utilizar situações que vivi ou que escutei alguém contando. Acho que fica muito mais fácil e verossímil. Ainda que se colocar no lugar de alguém totalmente desconhecido seja instigante. No meu terceiro projeto (o segundo está pronto, já) compus uma personagem principal totalmente diversa. Vamos ver no que vai dar.

P: A pergunta de agora é mais uma curiosidade minha. Não sei se poderá revelar muito, mas gostaria de saber qual a relação que existe entre a capa, o título e a história em si!
R: Esta pergunta terá uma resposta um pouco fora de sintonia com o livro, e já explico (rs). É que a capa da nova edição será outra, e assim que sair eu mandarei. Então, em relação à capa anterior, eu queria que ela tivesse um olhar. Não necessariamente identificado como de um homem ou de uma mulher. Uma pessoa olhando para um mundo diferente, que é como é o Mundo de Vidro. Mas não posso detalhar, senão as pessoas já vão saber como é esse mundo. rs Só digo que a capa nova praticamente "conta" a história do livro (e as pessoas só vão identificar assim quando o livro terminar).

P: Acho que agora minha curiosidade só ficou mais forte! Haha. Tanto pela capa nova, que estou super curiosa para ver, quanto pela história e esse mundo diferente, deve ser fantástico. Maurício, você trabalha com algo diferente ou só escreve livros? Além disso, tem outra coisa que goste de fazer por paixão ou simplesmente por gostar? Conta pra gente! 
R: Além da literatura, sou músico. Sempre gostei de compor também. Sou baterista. Tenho uma banda chamada Superaudio (trabalho autoral) e outra de covers, chamada Birinaite (tocamos clássicos de rock de todos os tempos). E estou lançando um novo trabalho com uma cantora chamada Indiana Nomma. Compus letra e música, toquei violão e percussões. Convidei uns músicos para completarem e ela pra cantar. Em breve vocês escutarão o resultado, que ficou muito legal. Quando se entra na arte, é difícil se livrar dela...rs.

P: Poxa, que legal! Além de escritor é músico!!! Agora já sabemos de que outro lugar você tira inspiração para suas histórias, haha. Você tem algum ídolo da música ou literatura? 
R: Acho que posso dizer mais precisamente que, além de músico, sou também escritor. Digo isso porque sou músico há mais tempo. A música me fez conhecer muito mais coisas de um universo que não é muito comum à maioria das pessoas. Viajei muito, ouvi muito, sempre fui ligado em letras de canções, em encartes de discos e CDs. Li certa vez alguém dizer que um compositor é como uma antena. As coisas estão aí, e o artista apenas capta, junta tudo e joga de volta. A música me ajudou a aprimorar esse lado "antena". rs. Quanto a ídolos, são tantos que seria impossível destacar apenas um nome. Mas, pra citar um de cada, na música adoro o U2. E na literatura, o Saramago.


P: Entendo. Então a música além de te agradar, te beneficiou em vários aspectos. Isso é muito bacana. Fazer algo que gosta e ainda sair no lucro, não é?! E pensando sobre isso, gostaria de saber que conselho ou dica você daria para as pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias.
R: Acho que ler muito é fundamental. Mas muito mesmo. Porque você aprende a escrever melhor, naturalmente.
Tanto no que diz respeito à correção da escrita, quanto na fluidez do texto e forma como são concatenadas as idéias. Os grandes escritores têm muito a ensinar. Claro que cada pessoa tem seu estilo, não estou dizendo que devemos copiar ninguém. Mas os que "deram certo", não deram certo por acaso. Há muita literatura sobre a arte de escrever, as técnicas. Não se deve desprezar isso, mesmo. A maioria dos escritores iniciantes reluta em ir atrás da técnica, tentando escrever instintivamente apenas. Pode dar certo, claro. Mas estudar a arte é uma forma de diminuir o tempo e os riscos de dar murro em ponta de faca.
Agora, o principal. Quer escrever, sente e escreva. Simples assim. Não tenha medo!

P: Você tem algum vício de escrita? Palavras que use demais, enfeites como negrito ou itálico. Algo parecido com isso.
R: Não tenho vícios, acho. Mas como uso a linguagem coloquial sempre tento retratar a forma exata como falam os personagens. Então, estes recursos são muito bem-vindos. Não tenho medo de usar, se forem necessários.

P: Você se identifica/gosta mais de qual personagem do seu livro? Porque?
R: Procuro não me envolver demais com um em detrimento do outro. Acho que todos tem sua importância na história, senão não deveriam estar por ali. O que tento é, no momento em um personagem, "vestir a camisa" dele. Procuro tomar cuidado, por exemplo, quando o personagem é uma mulher, tentar pensar e agir  como uma. Senão todos os personagens acabam sendo o Maurício com a roupa de alguém. rs

P: Muito obrigada pela entrevista Maurício, adorei conhecê-lo como escritor. Agora, só mais uma pergunta: pode nos dizer onde encontrar seu livro?! Com certeza pessoas devem estar interessadas e doidas para comprar. Ou só conseguimos o livro entrando em contato com você?! Bom, é isso. Mais uma vez, obrigada, tanto pela paciência, quanto pelas respostas, que foram super legais e interessantes. E parabéns pela publicação do livro!
R: Eu é que agradeço imensamente a oportunidade aberta por você, Mayara. É um prazer fazer parte deste universo literário. Espero que você e seus leitores gostem do resultado e, no que precisar, é só convocar.
Quanto à venda do livro, vou fazê-lo inicialmente pelo blog que estou colocando no ar em breve (www.mauriciogomyde.com). Ainda estou formatando tudo, mas estará no ar juntamente com o lançamento da nova edição, prevista para início de fevereiro. De qualquer forma, o email omundodevidro@gmail.com sempre estará disponível.

BATE-BOLA:
Nome completo: Maurício Gomyde
Data de nascimento: 26/05/1971
Filme favorito: Antes do Amanhecer
Livro favorito: Alta Fidelidade
Hobby: Tocar bateria
Ator favorito: Jack Black
Atriz favorita: Kate Winslet
Banda favorita: Superaudio
Cor favorita: Preto
Comida favorita: Bacalhau

Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Porto nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.


Bom, é isso gente! Espero que tenham gostado da entrevista e do autor, que foi super gente boa cedendo parte do seu tempo para responder todas as perguntas. Para maiores informações, já sabem, né?! Ou mandar um e-mail para ele ou esperar o site ficar disponível. Eu estou super ansiosa para conhecer a obra do autor. E vocês?!

16 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Ainda não conhecia esse livro, mas agora já vai para a listinha.

    Bjs - Maah
    Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra achar este livro, que tem sido super comentado em outros blogs também. E o autor parece ser gente boa.
    Parabén pela entrevista.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista *-* ficou muito boa! Este livro me parece ser ótimo! Parabén,,
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  4. Cada dia que passa o Recordando Palavras surpreendendo mais.. excelente ideia !

    o ator preferido do cara é Jack Black \o/ !!!


    bgs'

    ResponderExcluir
  5. mtu boa a entrevista! ja desconfiava que ele era músico! sauhahuauh' grande inspiração tb vou procurar ler u livro dele me chamou mtu atenção .!
    parabens pelo blog!!
    Deus te abençoe!!





    http://nuvenscoloriidass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Heey May! Super parabéns pela entrevista, ficou ótima! :D E o autor é super simpático!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal mesmo, essa entrevista.
    Você mandou super bem com as perguntas. E as respostas dele foram ótimas.
    Esse negócio de fazer a próxima pergunta de acordo com a resposta anterior ficou bem 'profissional' HAHA. Esse livro deve ser ótimo e a capa é bem legal tbm. Adorei.
    Você se expressa bem. Vi seu vídeo ali no canto e gostei, vc é segura enquanto fala, queria ser assim, rs.
    Parabéns pelo blog e muito obrigado pelo seu comentário no meu blog. Gostei muito mesmo.
    Boa sorte com o blog.
    bjos, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  8. Amei a entrevista ^^
    Nem conhecia esse livro, vou dar uma pesquisada sobre ele =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista.
    Parabéns pela parceria,
    Já havia lido algo sobre esse livro,
    mas ainda não tinha visto a capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal a entrevista, parabéns ;D
    Gostei principalmente do filme favorito dele, que também é um dos meus <3 <3

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Entrevista muito boa mesmo!

    Agora a respeito da familia dele ser daquelas que lêem bastante, mas que tinha o hábito de corrigi-lo constantemente, muito me impressiona que ele tenha decidido ser escritor!
    Porque isso de ser corrigido, gera uma certa antipatia, se for na criança, no adolescente, sei lá. Se não for em forma de repreensão, muito bem, se for com jeitinho a gente aceita, mas se for constante... a pessoa iria querer passar longe da escrita e leitura, eu acho. Porque na hora de se expressar, de falar, ninguém fala o português gramaticalmente correto o tempo todo.

    Ah, a propósito, tem myspace da Superaudio? Músicas na net pra download? Queria conhecer o trabalho do Mauricio como músico também!
    Saber se como músico, ele é um excelente escritor! uahauahauah

    Dani - Por Trás das Letras
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista. Estou interessada por esse livro, adorei a capa dele. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. tem selo pra vc no nosso blog:

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, isso aqui bomba, heim!? Parabéns, e obrigada por me seguir, e tb já te sigo. Aproveitando, convido-a para retirar seu selo em meu blog: Os blogs de ouro 2011. Vc com ctza precisa ser parabenizada pelo belo trabalho aqui realizado! BeijoKas.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista! ACHEI UM ARRASO, euconheci o autor pelo skoob e fiquei curiosa pelo livro. Muito boa as perguntas e as respostas!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Opa, parabéns pela parceira e pela entrevista. Gostei bastante (:
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir

Comente de forma consciente :D